Projeto de pesquisa - avaliação
1 INTRODUÇÃO A avaliação é algo que está presente no cotidiano dos seres humanos. O ato de avaliar faz parte da natureza humana. O julgamento, a comparação, ou seja, a avaliação faz parte de nosso dia a dia. Por ser um aspecto tão recorrente do ser humano, muitos trabalhos já foram realizados envolvendo essa temática. Porém, a avaliação continua se apresentando como um ponto de grande importância em ser estudado, pois a avaliação a ser feita no processo escolar contribui até mesmo no processo de construção do discente como cidadão. A avaliação deve ser pautada na construção e no desenvolvimento do aluno nos mais variados aspectos.
Tendo como ponto de partida a maneira como é feita a avaliação dentro do convívio escolar com alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, o presente projeto de pesquisa justifica-se que assim como em outras fases escolares, com os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental para se fazer uma boa avaliação é preciso possuir objetivos bem definidos e bem traçados, pois são eles que determinarão os conteúdos a serem abordados, as metodologias a serem empregadas e quais critérios para determinação da evolução ou estagnação da aprendizagem. O mais indicado é não utilizar apenas um padrão de avaliação para todos os discentes, mas fazer um diagnóstico inicial para poder acompanhar o desenvolvimento de cada um.
A LDB (Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de 20/12/1996) propõe processos avaliativos que devem ser contínuos e qualitativos deixando para segundo plano os aspectos quantitativos da avaliação. Porém, muitos são os docentes que não utilizam esse novo método de avaliar. A falta de capacitação a ser ofertada aos docentes sobre essa nova metodologia de avaliação e outros fatores externos, impossibilita os mesmos a exercer essa nova concepção de avaliação em sua rotina diária.
O objetivo central que norteou esse projeto de pesquisa foi a identificação e análise das práticas e