Ficha 1
Conjunto 1 1- Como já pudemos verificar, o doc 1 e os respectivos mapas estabelecem uma relação, pois o doc 1 inicia com uma frase que nos remete logo para o objectivo da conferência: “Uma assembleia do mundo inteiro está reunida para decretar a sua própria transfiguração”, e como facilmente identificámos os mapas apresentados em baixo representam a tal transfiguração/ mudança geográfica e politica que houve após a 1ºGuerra Mundial. Em suma, a Conferência de Paz de 1919 através de apresentação de várias negociações, da dificuldade em obter consensos, e dos acordos de paz, tais como: Tratado de Versalhes, de Saint-Germain-en-Laye, de Trianon, de Neuilly e Sévres assinados com a Alemanha, Áustria, Hungria, Bulgária e Império Otomano, conduziu a uma profunda transformação do mapa da Europa e do médio oriente como consequência das conquistas territoriais dos vencedores à custa das perdas dos vencidos.
2- A preeminência atribuída à França, à Inglaterra e aos EUA na conferência de paz deve-se ao facto de estes países terem sido os vencedores do conflito, daí serem estes os “criadores” da tal transformação geográfica e política a nível mundial. Contudo, podemos dizer que a ausência da Alemanha, da Áustria-Hungria, da Bulgária, da Turquia e da Rússia explica-se por serem potências vencidas, logo como tal têm de se limitar a aceitar as medidas impostas pelos vencedores.
3- Podemos claramente afirmar que a Alemanha sofreu uma grande perda em muitos aspectos. Isto é sim consequência da sentença determinada pela Conferencia da Paz que deixou este país devastado. A Alemanha viu-se amputada de 1/7 do seu território e 1/10 da sua população e a Prússia Oriental ficou separada do restante território alemão devido ao “corredor de Dantzig”, perdeu todas as suas colónias, a frota de guerral e parte da frota mercante , as minas de carvão do Sarre (para a França, durante 15 anos) e foi obrigada a reparar financeiramente os prejuízos