Projeto de orientação
O Educador tem um compromisso com a construção da cidadania. Neste sentido, sua prática educacional privilegia a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades de cada um em relação ao individual e ao coletivo.
O trabalho de Orientação, desenvolvido junto aos alunos do Ensino Fundamental II, tem como objetivo principal, tratar a cidadania a partir da valorização da dignidade da pessoa humana, da igualdade de direitos, da participação democrática e da responsabilidade social.
O tema “Cidadania: Responsabilidade Social” é o eixo condutor dos projetos pedagógicos que estão sendo desenvolvidos durante este ano letivo.
Especificamente, para os alunos de 7ª e 8ª séries, a meta deste trabalho de orientação é fornecer informações sobre sexualidade, drogas e outros temas relevantes para a faixa etária em questão, organizando um espaço de reflexão e questionamento sobre posturas, tabus, crenças e valores a respeito dos temas discutidos, possibilitando a compreensão dos diferentes comportamentos e a tomada de decisões que levem em conta a responsabilidade social de cada um.
Tomando como referência os Parametros Curriculares Nacionais, podemos afirmar que, “ao trata do tema Orientação Sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano, do nascimento até a morte. Relaciona-se com o direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com responsabilidade. Engloba as relaçôes de gênero, o respeito a si mesmo e ao outro e à diversidade de crenças, valores e expressões culturais existentes numa sociedade democrática e pluralista. Inclui a importância da prevenção das doenças sexulamente transmissíveis / Aids e da gravidez indesejada, entre outras questões polêmicas. Pretende contribuir para a superação de tabus e preconceitos ainda arraigado no