projeto de orientação profissional
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO
Apresentação: A escolha de uma profissão é uma necessidade. A cada dia que passa, vemos que os jovens têm maior dificuldade para fazer suas opções. Um universo de cursos e novas especializações têm surgido. O fascínio por conhecer coisas novas vai tomando conta do jovem, e a ansiedade também.
Justificativa: Muitos alunos não sabem que curso escolher. Analisando alguns relatórios de universidades públicas como a UFRGS e a UFSC, constata-se que 25 a 30% dos alunos aprovados anualmente nos vestibulares declararam já ter iniciado antes um curso superior. Observa-se também, que 40 a 50% não chegam a concluir seus estudos.
Objetivo: A Orientação Vocacional objetiva facilitar o momento da escolha do jovem, auxiliando-o a compreender sua situação específica de vida, na qual estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais. É a partir dessa compreensão que ele terá mais condições de definir qual a melhor escolha – a escolha possível – no seu projeto de vida.
Objetivo específico: Esse projeto se propõe a prestar o serviço de Orientação Vocacional aos alunos de escolas públicas e privadas, de modo acessível e prático, com encontros dinâmicos e num curto período de tempo, com baixo custo.
Metodologia: O processo de Orientação Vocacional está estruturado para realizar-se em oito encontros de aproximadamente 2 horas, com grupos de 8 a 12 alunos. Os encontros ocorrerão da seguinte forma:
1º dia: Integração do grupo; Levantamento de expectativas; Estabelecimento do contrato.
2º dia: Fortalecimento da integração e comprometimento; Percepção de características e interesses pessoais (aplicação de teste psicológico); Reflexão sobre as profissões e habilidades requeridas.
3º dia: Análise da maturidade para a escolha; Estrutura familiar; Reflexão sobre a importância do trabalho.
4º dia: Contato com diferentes profissões; Estudo sobre os campos de conhecimento; As profissões na prática
5º dia: Vínculos com as