Ampliar horizontes- orientação profissional
RIO DE JANEIRO
2012
REVISÃO DE LITERATURA
A orientação vocacional é um processo que propicia o esclarecimento das profissões como também contribui para o autoconhecimento. Para que tal processo aconteça é importante ampliar os conhecimentos dos jovens envolvidos sobre o mercado de trabalho, as profissões, suas características pessoais e assim investigar as possibilidades e dificuldades que possivelmente encontrem em suas escolhas.
De acordo com Bohoslavsky (2003) a orientação vocacional possui duas finalidades: conduzir à escolha de uma carreira ou um trabalho e ainda ensinar o orientando a aprender a escolher. “Talvez mais importante do que levar a termo a escolha de uma carreira seja levar a bom termo a escolha de um futuro”. (Bohoslavsky, 2003, p. 96) O objetivo é promover autoconhecimento e conhecimento das oportunidades ocupacionais, da realidade, bem como levar o jovem a uma atitude de reflexão pessoal e mais autonomia para a busca de posicionamento e a realização de uma escolha mais adequada e consciente. (Lima, 2007; Vasconcelos, 2004; Zendron,n.d.)
É de extrema importância que a orientação profissional seja realizada com base em propostas que possibilitem o conhecimento pessoal, além do mero conhecimento das profissões. Ao passo que o estudante encontra suas limitações e possibilidades ampliam a compreensão da futura identidade profissional e pessoal, construindo dessa forma o seu projeto de vida. O jovem se vê diante de uma multiplicidade de profissões, áreas de estudo, cursos, chegando a ficar, muitas vezes, confuso diante de tal complexidade (Vasconcelos, 2004).
Segundo Almeida e Pinho (2008) por meio do ambiente da família, escola, meio social, meio econômico e religião que o jovem se desenvolve, sendo estes os aspectos que influenciarão sua orientação profissional. Lucchiari (1998) em suas pesquisas comprova o quanto é grande a influência da família na escolha da profissão dos filhos, onde de todas as