480967301
453 palavras
2 páginas
O conceito de marketingÉ um sistema único, composto de diversos subsistemas, cada qual com atividades típicas e funções básicas especificas: suprimento, produção, finanças, recursos humanos e marketing. Cada subsistema interage com os demais funcionando as vezes como cliente, as vezes como fornecedor, numa relação que se harmoniosa, integrada e sintonizada com os objetivos empresariais.
Orientação para a Produção: Produtos produzidos em larga escala que são encontrados a preço baixo. Não leva em conta a qualidade nem a variedade.
Orientação para o Produto: Produtos que oferecem melhor qualidade, desempenho e benefícios.
Orientação para Vendas: A organização desenvolve um conjunto de instrumentos promocionais (venda, propaganda e promoções) com o objetivo de vender mais. Normalmente não existe a preocupação de estabelecer um relacionamento de longo prazo, pois se resume a uma compra por impulso ou uma única transação.
Orientação para o Marketing: Identifica as necessidades e desejos dos clientes para desenvolver novos produtos e serviços. Nesse contexto os clientes não são iguais, nem no ponto de vista sociodemográfico, nem do comportamental. Alem disso necessidades e desejos evoluem de longo prazo que traga benefícios constantes para ambas as partes. Consideram um relacionamento de longo prazo que traga benefícios para ambas as partes.
O novo profissional de marketing
Neste milênio, o profissional de marketing deverá utilizar a pesquisa constante como principal ferramenta de suas estratégias; conhecer profundamente o segmento de atuação de sua empresa; procurar antecipar os passos dos concorrentes existentes, e principalmente estar bem informado quanto a concorrência potencial e futura.
Características do novo profissional de marketing:
- Saber ouvir; falar somente o necessário;
- Saber ampliar seus horizontes;
- Saber definir e priorizar objetivos;
- Saber planejar, organizar e delegar;
- Saber identificar as necessidades, desejos e