Orientação do projeto de pesquisa
Disciplina: Metodologia Científica
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Qualquer atividade acadêmica deve ser planejada. A elaboração do projeto de pesquisa constitui-se em atividade importantíssima, uma vez que auxilia a pensar um conjunto de estratégias e de procedimentos que guiará o desenvolvimento da pesquisa. Não se pode conceber o projeto de pesquisa como algo frio, um conjunto de folhas escritas, com certo número de tópicos exigidos pela academia e cumpridos mecanicamente.
O projeto de pesquisa é um documento onde consta o planejamento da pesquisa ou um plano de ação. Através dele o pesquisador comunica às pessoas diretamente interessadas no seu trabalho de investigação científica, de que forma pretende elaborá-lo.
O projeto de pesquisa não deve ser tão amplo, na elaboração de seus itens, ao ponto de “descer a detalhes” conceituais e metodológicos que já têm espaço reservado na comunicação da pesquisa. Tampouco deve descrever com minúcias os procedimentos a serem adotados durante a pesquisa, mesmo porque não se deve esquecer de que o projeto é elaborado antes do início de um trabalho de investigação sistemático à base de pressupostos. Deve ainda demonstrar convicção do autor quanto ao tema abordado como também quanto à maneira de desenvolvê-lo.
Uma vez concluído o projeto, não se pode compreender que o mesmo deverá ser seguido rigorosamente até o fim como o planejado. Exatamente pelo fato dele ser um planejamento dinâmico, poderá sofrer alterações naquilo que foi previsto. Quanto a este aspecto é importante ressaltar que, havendo o entendimento acerca da necessidade de uma mudança em relação ao planejado e, se há a pretensão em dar continuidade à pesquisa, deverá ser mantida a espinha dorsal da investigação, ou seja, a temática e a problematização definidas no projeto. Os demais itens contemplam uma modificação mais abrangente.
ITENS DO PROJETO DE PESQUISA
1. TÍTULO