Projeto de intervenção
TEMA: A hora da brincadeira.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Ciências Naturais.
LOCAL: Centro Integrado de Educação Especial Profª. Esmeralda Aparício Negreiros.
PÚBLICO ALVO: Todas as crianças do Centro Integrado a partir de 2 anos de idade.
OBJETIVO GERAL:
• Inserir a brincadeira como fonte no desenvolvimento integral das crianças do Centro Integrado de Educação Especial Profª. Esmeralda Aparício Negreiros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Incentivar a sociabilização, a expressão corporal e a percepção espacial; • Desenvolver agilidade, atenção, prontidão de reação e coordenação motora; • Estimular a atenção, memória, pronta reação e habilidades motoras;
JUSTIFICATIVA
Este projeto de intervenção será desenvolvido baseado nas observações realizadas no Centro Integrado de Educação Especial Profª. Esmeralda Aparício Negreiros, onde foi percebido que nos momentos de intervalo as crianças ficavam dispersas no pátio sem nenhum profissional para orienta-los. Então propomos com este projeto de intervenção introduzir a brincadeira nos horários do intervalo com o objetivo de ajudar a desenvolver atividades de forma integral em todas as crianças que freqüentam o Centro. Pois segundo Maluf (2004, p.14) “as brincadeiras são de grande valor na construção do conhecimento [...]”. A brincadeira para a criança é algo indispensável em sua mente, em sua alma. Não podemos separar a criança da brincadeira, pois a mesma é um instrumento que leva a criança a desenvolver todos os aspectos: motor, cognitivo, afetivo e social. Enfatizando tal importância, viemos por meio deste projeto unir nossos conhecimentos teorizados com a prática dos professores e especialistas, propondo uma metodologia diferenciada, de forma que haja uma interação entre crianças, profissionais do Centro Integrado, estagiários dos Cursos Normal Superior e Pedagogia do 7° período.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ao falarmos em Educação Especial, o que vem em nossa mente é a