Projeto de intervenção social
JUSTIFICATIVA:
O Projeto aqui sistematizado justifica-se pela necessidade de inserção no mercado de trabalho dos portadores de deficiência auditiva beneficiários da ADESF – Associação dos Deficientes Físicos de Simões Filho, os quais em sua maioria não possuem renda suficiente para a sua manutenção, que se encontram excluídos e as margens do mercado de trabalho.
Diante do quadro atual, onde o mercado de trabalho tem sido cada vez mais competitivo e exigente, faz-se necessário que a mão disponível no mercado esteja sempre atualizada a fim de atender aos critérios de seleção exigidos pelas empresas em seus processos de seleção.
Por não dispor de uma dinâmica de comunicação capaz de facilitar a sua inserção no mercado, percebeu a necessidade de elaborar uma proposta de intervenção, que potencialize essa força de trabalho ociosa,viabilizando o processo de inclusão.
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS),se pauta pela “comunicação e expressão em que o sistema lingüístico de natureza visual motora com estrutura gramatical própria constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos oriundos da comunidade de pessoas surda do Brasil”.
Dessa forma, frente ao exposto acima, justifica-se a proposta de intervenção a seguir, cujas ações poderão vir a proporcionar melhorias na qualidade de vida dessa parcela da sociedade, enquanto cidadãos, assegurando-lhes os direitos e deveres como cidadão, conseqüentemente a reinserção no contexto social, provenientes da geração de renda.
OBJETIVO GERAL:
Promover a inserção dos benefícios da ADESF – Associação dos Deficientes Físicos de Simões Filho, no mercado trabalho através da implantação do curso de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, buscando assim, minimizar os aspectos excludentes.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
1 – Capacitar os profissionais e os usuários da ADESF – Associação dos Deficientes Físicos de Simões Filho;
2 – Ampliar a presença e