Projeto de intervenção- serviço social
JUSTIFICATIVA –
A incidência de famílias vivendo abaixo da pobreza é maior entre famílias com presença de crianças pequenas do que nas famílias em geral e para além dos serviços de educação infantil (creches), há a necessidade de desenvolvermos serviços de proteção social básica para atender crianças de 0 a 06 anos e suas famílias, e desta forma fortalecer vínculos, valorizando o direito do brincar, a socialização dos direitos da criança, atuando de maneira preventiva às situações de negligência e de violência.
O trabalho desenvolvido na casa do brincar tem como amparo teórico a Política Nacional de Assistência Social, abordagens psicosociais sobre o desenvolvimento infantil e estudos sobre a importância do brincar na infância e na formação do sujeito.
O programa casa do brincar surge para atender crianças de 0 à 06 anos de idade e seus familiares, com o projeto de orientação e apoio familiar que tem como objetivo reforçar os direitos da criança e evitar que eles sejam violados, fortalecendo assim os direitos humanos.
O objetivo maior é prestar atendimento à criança em sua comunidade, garantindo o fortalecimento dos vínculos familiares, através de atendimentos individuais das crianças e seus pais ou responsáveis por meio de brincadeiras e ações complementares como visita domiciliar, oficinas, orientações e apoio familiar no intuito de melhorias na qualidade das relações, o que possibilita às famílias, melhor desempenho de sua função de proteção, cuidado e socialização de seus membros.
Além das brincadeiras, há oficinas de arte com culinária e bijuterias, as crianças recebem também cuidados com um mini salão onde é feito unhas e penteados, visando melhoria da alto-estima.
A casa do brincar visa oferecer para a criança um lugar próprio para isso, aproximando-a dos pais ou responsáveis. Esta nova possibilidade fortalece a instituição familiar, valorizando a própria família na busca de soluções para seus