Dissertação
O texto dissertativo é, por definição, aquele em que desenvolvemos um tema com o objetivo de esclarecer seus aspectos principais e, eventualmente, apresentar nosso ponto de vista. Quando esse tipo de texto faz apenas um panorama das ideias principais relativas ao tema, sem defender uma opinião específica, ele recebe a designação de dissertação expositiva; quando, ao contrário, o objetivo do autor é convencer os leitores de seu ponto de vista, trata-se de uma dissertação argumentativa. Em geral, as provas de vestibular não costumam fazer menção a textos expositivos. Espera-se que o candidato apresente senso crítico em sua redação e, para isso, nada melhor do que redigir uma argumentação propriamente dita. Assim, daqui em diante, sempre que falarmos de dissertação, estaremos fazendo referência aos textos de caráter argumentativo, mesmo que essa denominação não seja explicitada.
TEMA: Em qualquer prova de redação, há sempre um tema a ser desenvolvido. Isso se faz necessário a fim de que os textos de milhares de candidatos possam ser comparados segundo um critério comum. Por essa razão, qualquer fuga à proposta feita pela Banca é vista como falha grave, podendo, em muitos casos, levar à anulação da prova.
DEFESA DO PONTO DE VISTA: Considerando o caráter argumentativo de que falamos, não será difícil perceber que é necessário “tomar partido” em qualquer redação de vestibular. Assim, como convencemos nossos pais a nos deixarem chegar tarde após uma festa, precisamos de todas as armas necessárias a levar o feitor a concordar – pelo menos em tese – com nossa opinião. Essa é uma tarefa que faz uso constante do raciocínio lógico da organização das ideias. Cumpre ressaltar, a esse propósito, que as Bancas não avaliam qual é o ponto de vista do candidato, mas sim a capacidade de justificá-lo e fundamentá-lo.
LINGUAGEM IMPESSOAL: Por se tratar de texto técnico, a dissertação deve tratar do tema proposto