Projeto de intervenção social
Como encontrar soluções para as carências da comunidade em que vivo
Foco
* Analisar, a partir de uma realidade observada, e eleger uma (e apenas uma) carência vivenciada por um determinado público (ex: por faixa-etária) e, após isso, buscar e propor soluções cabíveis e possíveis dentro da própria comunidade. Sem interferência externa (ONGs, empresas, secretarias de qualquer instância ou governos).
Parcerias e Soluções * Fazer um breve levantamento dos(as) possíveis parceiros(as) que assumam o compromisso com o projeto que se propõe, participando desde as discussões iniciais, elaboração e execução das ações. * Ex: Público – crianças entre 7 e 10 anos Carência – tempo ocioso em demasia * Parceiros – profissionais/estudantes de: Ed. Física; Pedagogia, Psicologia, Ed. Artística, autodidatas, etc. * Espaços: fazer mapeamento dos espaços possíveis para a prática das atividades propostas pelo projeto. * Ex: escolas (aos finais de semana); terrenos baldios; centros comunitários, salões cedidos por igrejas, etc.
Definições do projeto * Apresentação: Descrição do objeto do projeto; uma síntese. Como surgiu a idéia? Falar da importância para a comunidade. * Perguntas norteadoras: * O que é o projeto? * Qual seu objetivo geral? * Quais são os principais envolvidos? * Qual o público-alvo? * Quando e onde será realizado? * Justificativa: Exponha os motivos da realização do projeto. Enfatize as circunstâncias que o favorecem. * Perguntas norteadoras: * Em que contexto se insere o projeto? * Qual sua importância neste contexto? * Por que foi pensado e proposto? * Qual seu histórico (se houver)?
Qual seu diferencial? * Objetivos: Geral - Indique o resultado que pretende atingir. Específicos – Benefícios de ações ou atividade que se possam atingir no decorrer do processo. * Perguntas norteadoras: * O que pretende com o projeto? * Para que foi