Finanças
Nunes (2010), diz que o contexto econômico, refere-se a variáveis contextuais com influência no desempenho e na atividade de uma organização, traduzindo a situação econômica e determinando as trocas de bens e serviços, dinheiro e informação na sociedade. Para Ferreira (2012), o contexto econômico determina as variações que podem alterar os índices de procura dos bens do mercado, sendo que as principais variáveis são: PIB, taxa de inflação, taxas de juros, taxa de câmbio, taxa de desemprego, balança comercial, custos energéticos e taxa de poupança. Assim, conforme Stoner (1985) o ambiente econômico influencia e é influenciado pela organização, pois os altos e baixos da economia, afeta e é afetado pela organização. Neste contexto o papel da análise financeiro da empresa consiste em obter informações sobre as demonstrações financeiras da empresa, com intuito de analisar e avaliar a sua capacidade e seus resultados financeiros.
5.1 CONTEXTO ECONÔMICO
Nunes (2010), diz que o contexto econômico, refere-se a variáveis contextuais com influência no desempenho e na atividade de uma organização, traduzindo a situação econômica e determinando as trocas de bens e serviços, dinheiro e informação na sociedade. Para Ferreira (2012), o contexto econômico determina as variações que podem alterar os índices de procura dos bens do mercado, sendo que as principais variáveis são: PIB, taxa de inflação, taxas de juros, taxa de câmbio, taxa de desemprego, balança comercial, custos energéticos e taxa de poupança. Assim, conforme Stoner (1985) o ambiente econômico influencia e é influenciado pela organização, pois os altos e baixos da economia, afeta e é afetado pela organização.
5.2 DECISÕES FINANCEIRAS
As decisões financeiras estão relacionadas com o planejamento financeiro, ferramenta que auxilia na tomada de decisão e nos planejamentos de estratégias. O processo de