Projeto de Intervenção "Ser Família" (Famílias com vulnerabilidade social - prevenção contra às drogas)
PROJETO DE INTERVENÇÃO
SER FAMÍLIA
FORQUILHINHA/SC
2014
1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
O presente projeto visa promover o fortalecimento da resiliência nas famílias escolhidas residentes em Santa Catarina, na localidade de Forquilhinha, buscando reduzir a vulnerabilidade em relação às drogas, impulsionando para o enfrentamento dos conflitos internos dos indivíduos pertencente desse grupo sistêmico através do desenvolvimento de suas potencialidades. Diante disso formula-se o problema de pesquisa: O fortalecimento da resiliência favorece na redução da vulnerabilidade em relação às drogas nas famílias?
A resiliência é um conjunto de processos sociais e intrapsíquico que possibilita o desenvolvimento de uma vida sadia, mesmo vivendo em um ambiente não-sadio. Para que a resiliência se intensifique em um indivíduo, é primordial que existam fatores protetores. Portanto, faz-se necessário a realização deste projeto, pois este processo possui todos os requisitos para a superação da situação de vulnerabilidade e com isso enfrentar realidades e conflitos como o uso de drogas. Esses mecanismos de proteção são de ordem de saúde física, mental e social. Pode-se afirmar que o trabalho atuará nas tensões, conflitos e pressão dos acontecimentos do cotidiano de cada ambiente familiar, através da orientação aos pais e adolescentes, sendo um forte aliado na recuperação do equilíbrio biopsicossocial da família atendida.
Segundo Zagury (2008) e Tiba (2007), o desenvolvimento da autoconsciência do indivíduo e o aperfeiçoamento na educação familiar impulsionarão para o fortalecimento de medidas protetoras para evitar ou controlar os riscos; adotarão um estilo de vida mais saudável e mais responsável com si mesmo e com o outro. Desta forma, o projeto trabalhará pais/adolescentes para observação de suas ações e posturas frente às situações de conflito, analisando seus efeitos e consequências, aguçando o poder da autocrítica, do