Projeto de intervenção sobre drogas
1. APRESENTAÇÃO
O uso de drogas por crianças e adolescentes atinge, indistintamente, todas as classes sociais. Cotidianamente constata-se que o uso de drogas tem se associado a criminalidades infanto-juvenis e várias são as menções efetuadas sobre este enfoque relacional de que a droga induz jovens à delinqüência e seria, eventualmente, o agente motivador do cometimento de atos infracionais.
Estudos revelam que a experimentação e o uso regular de substâncias psicoativas vêm aumentando. Conhecer o seu alcance e os padrões de uso nos diversos segmentos da população representa um recurso indispensável para delinear indicadores e se faz necessário para a escolha de medidas de intervenção adequadas e eficazes.
Esses argumentos mostram que é mais eficiente e ético, trabalhar no campo da prevenção para reduzir os danos que o uso abusivo das drogas traz aos indivíduos e à sociedade.
O projeto busca orientar os adolescentes que participam do Programa Pro - Jovem do CRAS de São Félix do Xingu, sobre as conseqüências e como diminuir os riscos associados ao uso de drogas e álcool.
A proposta do Projeto Diga Sim á Vida é promover, o esclarecimento sobre os problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e suas implicações familiares, escolares, sociais e afetivas, bem como incentivar, por meio da linguagem visual, informativa e musical, a reflexão sobre a prevenção ao uso indevido de drogas, afirmando a vida como prioridade absoluta e a qualidade de vida como um direito a ser escolhido e construído pelo jovem.
Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais, professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social. O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
2.