PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOLOGIA
1 justificativa
O tema a ser trabalhado possibilitará o conhecimento aos adolescentes sobre os direitos sociais incentivando-as a ter autonomia para acessá-los.
O Estatuto da Criança e Adolescente foi criado com o real objetivo de defender a infância e a juventude de maus tratos e explorações das mais diferentes origens, garantindo então direitos que lhes proporcionem uma vida melhor.
O Estatuto foi criado tendo como base informações fornecidas pela Constituição Federal de 1988 que em seu 4º artigo trata a questão como prioridade absoluta; assim à responsabilidade pelo bem estar e desenvolvimento das crianças e adolescentes do nosso país passava a pertencer não só as suas famílias, mas alcançou também a esfera dos três poderes.
Com o Estatuto é estabelecido como um dever de todos os cidadãos zelar, garantir, assegurar pelos direitos então estabelecidos onde a segurança, saúde, alimentação, educação, assistência, dignidade, respeito entre outros, possibilita o afastamento dessas crianças e adolescentes das drogas, maus tratos, exploração, violência, discriminações de diversos gêneros etc.
Vamos destacar alguns dos direitos assegurados: opinião e expressão; crença e culto religioso; brincar, praticar esportes e divertir-se; participar da vida familiar e comunitária, buscar refúgio, auxílio e orientação, proteção integral à criança e ao adolescente, primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias, precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública, destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à