Projeto de intervenção em Psicologia Educacional
1 APRESENTAÇÃO
Psicologia Educacional é a área da psicologia que aborda todas as problemáticas referentes à educação e aos processos de ensino e aprendizagem das crianças e adultos. Além disso, a psicologia tem em sua proposta aspectos sociais, onde busca olhar o sujeito integral, isto é, no aspecto social, como também levando em conta os aspectos biológicos.
A Psicologia Educacional abrange a intersecção entre a Psicologia e Educação, embora encontrem-se variações sobre as definições e as reais atribuições da Psicologia Escolar e Educacional, atribui-se à primeira o status de aplicada (visando a atuação prática) e à segunda, o de acadêmica (visando a pesquisa). Como ambas se complementam e se apoiam esta dicotomia parece ser apenas acadêmica.
Hoje, o objetivo da Psicologia Educacional é ser um esteio para o desenvolvimento global do estudante por meio de ações com diretores, professores, orientadores, pais e os próprios alunos, o trabalho se dirige à prevenção.
2 OBJETIVO GERAL
Desenvolver junto a Instituição atividades que contribuam para o processo educacional.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levantar dados que contribuam para traçar o perfil do aluno;
Auxiliar na elaboração do Projeto Político Pedagógico, atuando em conjunto com a comissão responsável por sua elaboração;
Intervir junto às turmas, trabalhando as temáticas de Projeto de Vida e Mundo do Trabalho.
Ampliar o conhecimento acerca dos alunos, propiciando subsídios para maior assertividade nas práticas e na formulação das diretrizes da instituição.
4 JUSTIFICATIVA
Tendo em mente que a escola é um local que busca construir e problematizar a participação social do indivíduo, sendo esta a primeira porta para a socialização E seu desenvolvimento de forma global, observa-se que os conhecimentos de um psicólogo só vem a somar aos conhecimentos da equipe pedagógica, buscando instrumentos para auxiliar o progresso