CONTABILIDADE
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta definições conceituais da contabilidade comercial.Os Princípios Fundamentais de Contabilidade representam o núcleo central da própria Contabilidade, na sua condição de ciência social, sendo a ela inerentes.Apresenta o regime de apuração sendo ele caixa e competência,os três métodos de avaliação de estoque,e as demonstrações contábeis,e as novas tendências da contabilidade com um vasto campo de pesquisas e uma área de trabalho bem ampla como a contabilidade, temos muito a discutir e aprender.
2. DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRÍNCIPIOS DA CONTABILIDADE
2.1. PRINCIPIO DA ENTIDADE
O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
Convém mencionar que muito embora o objeto da contabilidade seja o Patrimônio, o seu objetivo é fornecer informações aos seus usuários, sejam estes pessoas físicas ou jurídicas. Para se alcançar o entendimento deste princípio é fundamental que se faça clara separação entre o patrimônio pertencente à empresa e àquele pertencente aos seus proprietários.
2.1.1. PRINCIO DA CONTINUIDADE
De acordo com Reis ( 2004, p. 157), o fundamento deste princípio baseia-se na idéia de que, para a Contabilidade, as entidades jurídicas, têm vida ilimitada, até que fato qualquer venha provocar a sua descontinuidade. Conforme dispõe o Artigo 5º da Resolução 750/93 do CFC, a