Projeto de intervençao em Psicologia - fracasso e evasao escolar
TEMA
Fracasso e Evasão escolar
INTRODUÇÃO
Analisando dados da educação pública no Brasil, é possível verificar ainda os altos índices de repetência e evasão escolar, assim como seu baixo rendimento.
A situação tem recebido justificativas e explicações como: a origem está em indivíduos problemáticos, deficientes ou mesmo em incompetentes.
Dentre várias funções da Psicologia na escola, podemos destacar a proposta de prevenção para toda a comunidade escolar, buscando a reflexão e a conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos tornando a escola num espaço de construção de cidadania.
A figura do psicólogo na escola tem o papel de mediador entre a instituição e a família do aluno, para juntos buscarem unir esforços em prol da promoção de trabalhos preventivos e re-educativos visando uma transformação pessoal e social dos indivíduos.
JUSTIFICATIVA
O problema da evasão escolar preocupa a escola e seus representantes, ao perceber alunos com pouca vontade de estudar, ou com importantes atrasos na sua aprendizagem. Os esforços que a escola na pessoa da direção, equipe pedagógica e professores fazem para conseguir a freqüência e a aprovação dos alunos não asseguram a permanência deles na escola.
Pelo contrário, muitos desistem. Nesse sentido, é preciso considerar que a evasão escolar é uma situação problemática, que se produz por uma série de determinantes.
Convém esclarecer que o termo evasão escolar será entendido como fracasso escolar do estudante e da própria instituição escolar, como se verá mais adiante.
Ao compreender a abrangência do termo evasão escolar, envolvendo questões cognitivas, psicoemocionais e socioeconômicas dos alunos, fatores socioculturais e intelectuais.
Faz-se necessário uma intervenção onde o objetivo é amenizar ou mesmo anular a influencia dos fatores que vem promovendo os altos índices de evasão escolar, assim garantindo a permanência