Projeto de intervenção Psicologia Social
1 APRESENTAÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 6
3.1 Objetivo Geral 6
4 MÉTODO 7
4.1 Público Alvo 7
4.2 Local da Pesquisa 7
4.3 Procedimentos 7
4.4 Cronograma de Atividades 8
5 PRECEITOS ÉTICOS 9
6.1 Humanos 10
6.2 Materiais 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
REDE GLOGO DE TELEVISÃO. G1/MS. Dourados, MS: aldeias sofrem com violência e alcoolismo. Disponível em < http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/> Acesso em abril de 2014. 11
1 APRESENTAÇÃO
As aldeias de Dourados passam por uma estágio grande de vulnerabilidade social, onde se tem famílias, com vínculos familiares quebrados, crianças e adolescentes que sofrem abuso e exploração sexual, mulheres que sofrem violência de seus parceiros e também o uso e abuso de substâncias psicoativas que está se tornando comum no ambiente indígena, principalmente em adolescentes.
Com a situação precária que vivia as famílias, o Prefeito da época o Sr. Laerte Tetila se sensibilizou com as situações expostas, então juntamente com a Secretária Ledi Ferla elaboraram um projeto para a criação do CRAS, o Governo Federal que na época era o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou os recursos necessários para a construção.
Hoje as famílias das Aldeias Bororó e Jaguapirú possuem um lugar amplo e adequado para buscar ajuda em determinadas áreas, cursos profissionalizantes para aumentar a renda familiar, a comunidade recebe todos os meses palestras educativas, informativas e preventivas. O CRAS trabalha juntamente com PAIF (Programa Integral à Família), no fortalecimento de vinculo familiar.
No ano de 2013 o CRAS recebeu a inauguração de mais um espaço, bem arejado, amplo e bem estruturado para desenvolver todas as atividades vinculadas ao CRAS. A instituição hoje possui 10 salas contendo, sala de atendimento técnico, sala para cursos teóricos e práticos, recepção, refeitório, pátio amplo e bem higienizado, sala de administração, coordenação, sala para entrevista do Programa Bolsa Família, sala de