Venezuela
Tráfico de pessoas: A Venezuela foi inclusa pelos Estados Unidos na lista negra dos países que fazem tráfico de pessoas. O tráfico de pessoas na Venezuela é forte pois é um país fronteiriço e boa parte da população é indígena e esta população, principalmente crianças e mulheres, são os maiores alvos dos traficantes. Estas crianças e mulheres são tarficadas para serem exploradas sexual e profissionalmente. O tráfico de pessoas (crianças e mulheres) resulta na exploração sexual comercial (prostituição, tráfico para fins sexuais e pornografia via internet). Mulheres, crianças e adolescentes são os mais envolvidos nesta exploração sexual. Este tráfico resulta também no tráfico de órgãos, onde se retiram órgãos do traficado e estes órgãos são tratados como mercadorias e comercializdos. Segundo a ONU, nenhum país está imune e este tráfico cresce velozmente.
Turismo:
A Venezuela tem sido um dos pontos turísticos favoritos de turistas brasileiros, mas esses turistas não estão sendo “bem tratados” na Venezuela, o dinheiro que levam, por exemplo, tem que ser gasto pois existe o extorno da Guarda Nacional. A respeito desse extorno, um Deputado brasileiro lançou uma ideia para que a fronteira com o Brasil seja fechada temporariamente para que o governo venezuelano tome alguma providência e evite que a Guarda Nacional extorquisse os brasileiros. Esse extorno ocorre principalmente com os turistas que viajam de carro.
Migração:
A migração na Venezuela decorre da reforma da Lei sobre o Regime cambial e Ilícitas. Define um novo marco legal e cria um mercado alternativo no País. Muitos imigrantes da Ásia, Oriente Médio e América Latina vão para a Venezuela trabalhar.
Taxa de migração: 0 migrantes/1000 habitantes.