estagio
Escola Superior de Educação
Promoção Social e Cognitiva
Análise do Projeto de Intervenção
GerAcções
1º Ano, 2º Semestre da Licenciatura em Educação Social
Regime Diurno
Docente:
Carla Lopes
Discentes:
Ana Mafalda Santos nº 110230034
Ana Marisa Garcia nº 110230027
Manuela Padrão nº 110230006
Sandra Ferreira nº 110230028
Índice
Programa de Intervenção GerAcções
Introdução
No âmbito da Unidade Curricular de Promoção Social e Cognitiva, foi-nos proposta a realização de pesquisa sobre Projetos ou Programas de Intervenção Comunitária e, após alguma pesquisa, o nosso grupo selecionou o Programa de Intervenção Comunitária GerAcções, que decorreu em Santa Maria de Belém, Lisboa desde Março de 2006 até Fevereiro de 2010.
O nosso trabalho está dividido em 7 partes: a Introdução, a Apresentação do Projeto, o Enquadramento Teórico, a Análise crítica, a Conclusão, o Papel do Educador Social e a Bibliografia.
Este projeto tem como principal objetivo gerar ações envolvendo toda a população na resolução dos seus problemas, a fim de promover uma maior qualidade de vida e a construir uma comunidade mais saudável e mais feliz.
Quanto ao enquadramento teórico procurámos buscar os vários pontos de matéria da Unidade Curricular, a partir dos vários documentos dados para aula e para trabalho autónomo.
Relativamente à apresentação do projeto fizemos uma aparência deste, onde constam as principais questões: onde se realizou, a população-alvo, os objetivos, os recursos utilizados para a sua realização e as atividades propostas e feitas.
Na análise crítica procuramos essencialmente mostrar que os catorze aspetos essenciais que devem estar presentes de modo a poder validar uma intervenção se encontram neste projeto que escolhemos. Mostramos então a nossa visão que nos faz concluir isto, mostrando a sua relação direta.
Para finalizar o trabalho apresentamos o papel do educador social