Psic Esporte Temos Queremos
À PSICOLOGIA DO ESPORTE QUE QUEREMOS
Kátia Rubio
Escola de Educação Física e Esporte
Universidade de São Paulo
Resumo
Há algumas décadas a Psicologia do Esporte no Brasil vem se organizando e se firmando como uma realidade tanto entre a Psicologia, nos aspectos relacionados com a formação, como também junto a atletas e equipes esportivas.
A partir da resolução 014/00, do Conselho Federal de Psicologia, esse quadro sofreu uma drástica alteração, uma vez que a Psicologia do Esporte passou a ser considerada como uma especialidade da Psicologia, regulamentando o exercício profissional e a formação dos psicólogos desejosos de atuarem junto à
Psicologia do Esporte. Esse artigo tem por objetivo analisar o desenvolvimento da Psicologia do Esporte apontando suas especificidades no Brasil, bem como sua proximidade com a Psicologia Social e a singularidade do trabalho clínico nesse contexto. Para tanto descreve as várias áreas onde a atuação do psicólogo ocorre e a singularidade desse fazer profissional em um país como o Brasil que apresenta uma estrutura esportiva singular dentro do contexto internacional.
Palavras-chave: Psicologia do Esporte; atuação em Psicologia do Esporte;
Psicologia Social do Esporte; clínica em Psicologia do Esporte.
FROM THE SPORTS PSYCHOLOGY WE GOT TO
THE SPORTS PSYCHOLOGY WE WANT
Abstract
Since a few decades, the Sports Psychology in Brazil has been organized and consolidated as a reality in the Psychological Studies, concerning the different aspects related to this graduation subject, but also among athletes and sports teams. From the resolution 014/00 on, of the Psychology Federal Court, this scenery has suffered a drastic change, because the Sports Psychology began to be considered a specialization of Psychology, regulating the professional practice and the graduation of psychologists willing to work in the Sports Psychology area.
This article has the purpose of analyzing the development of the Sports