Projeto de intervenção- ler, sonhar e ser
1- APRESENTAÇÃO
Este projeto faz parte das exigências curriculares do Estágio Supervisionado em Serviço Social III, do curso de Serviço Social da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS, Pólo Poços de Caldas MG, que será realizado na Casa Lar Veredas, situado na mesma cidade.
Diante a observação exigida durante o processo de Estágio Supervisionado II e III, através de reuniões, visitas domiciliares, visitas de familiares, relatórios, vivências por parte das crianças e adolescentes ali abrigados, nota-se que os mesmos estavam inseridos em um ambiente de pobreza cultural, o que na Instituição referida este perfil aos poucos vem sendo modificado. Os artigos 58 e 59 do Estatuto da Criança e do Adolescente (2005) preconizam o seguinte a respeito da cultura vivenciada:
Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura
Art. 59. Os Municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.
Os moradores têm participação efetiva em eventos culturais, tais como espetáculos musicais, teatrais, circenses, exibição de filmes em cinemas e na própria Instituição, além de projetos educacionais executados pelos educadores sociais, que trabalham assuntos variados e que tragam benefícios para as crianças e adolescentes.
Após as observações, foi possível diagnosticar a demanda. A constatação que se obteve foi que as crianças e adolescentes não possuem um contato direto com a Literatura e como a autonomia e emancipação dos mesmos é um dos focos cogitados, é imprescindível a leitura, uma vez que a visão de mundo dessas crianças e adolescentes tornar-se-á ampla e defensiva. Um cidadão que possui a leitura e interpretação é