projeto de interven o infantil
1 INTRODUÇÃO 04
2 DESENVOLVIMENTO...................................................................................5,11
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................12 4 REFERÊNCIAS...............................................................................................13
.
INTRODUÇÃO.
A seguinte pesquisa de estudo tem como principal objetivo fazer uma analise de um determinado local\região, para observar seu contexto histórico, social, político, econômico, nº de habitantes, nº de pessoas idosas, importância dos indicadores sociais, como também os problemas sociais que afetam a sociedade. Para início foi elaborado um diagnóstico social da cidade de Surubim – PE. Após estudo da referida cidade foi possível a identificação de uma problemática social que é o trabalho infantil.
O trabalho infantil é caracterizado como exploração da mão de obra de pessoas abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação do país. No Brasil, desde 1998 a Constituição proíbe qualquer tipo de trabalho à criança e ao adolescente menor do que 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.
Perante a triste realidade no que se refere ao trabalho infantil, que apresenta um crescimento preocupante a cada dia, se faz necessário e urgente buscar soluções para erradicação da exploração do trabalho infantil, por esse motivo foi proposto um projeto de intervenção que tem como objetivo a erradicação do trabalho infantil.
Para um primeiro passo é fundamental que haja a sensibilização de pessoas próximas (pais, comunidade escolar e sociedade geral), que tenham convívio com crianças e adolescentes que o trabalho incluso em sua vida. A ampliação do acesso à educação infantil, uma adequada jornada escolar, o apoio a iniciativas que reduzam as distâncias entre a escola e a residência e a implementação de