O SENHOR DAS MOSCAS
William Golding nasceu na Inglaterra no dia 19 de setembro de 1911, precisamente na cidade de Santus Columb Minor. Filho de um professor, estudou ciências naturais em Oxford e serviu na marinha britânica na segunda guerra mundial.
RESUMO DA OBRA: O livro retrata a história de um grupo de jovens garotos que ficam isolados em uma ilha deserta por causa da queda de um avião. A partir desse momento eles decidem trabalhar coletivamente com o objetivo de que eles consigam lutar para superar esse obstáculo que a vida os proporcionou sendo liderados por Ralph. O autor se utiliza dessa situação difícil para abordar no que diz respeito a incessante busca pelo poder que o ser humano tanto almeja, ou seja, ele usa esses personagens fictícios para discorrer acerca de um tema que sempre faz parte do cotidiano das pessoas: o poder e como os indivíduos o cobiçam tornando a sociedade numa verdadeira barbárie.
CITAÇÕES
CAPÍTULO 1 – A VOZ DA CONCHA
“O menino louro deixou-se escorregar ao pé da rocha e avançou rumo à lagoa. Havia tirado o suéter da escola e o carregava agora na mão, mas a camisa cinza estava colada no seu corpo e os cabelos aderiam à sua testa. Em torno dele, um banho de calor: a ampla cicatriz aberta na selva.” (p.12)
“Avançou com dificuldade por entre trepadeiras e troncos quebrados. Foi quando um pássaro, uma visão de vermelho e amarelo, faiscou, subindo, com um grito de bruxo. Grito que foi ecoado por outro.” (p.13)
CAPÍTULO 2 – FOGO NA MONTANHA
“Quando Ralph acabou de tocar a concha, a plataforma ficou cheia. Havia diferenças entre esta reunião e a da manhã. O sol da tarde caía obliquamente do outro lado da plataforma e a maioria dos meninos, sentindo tarde demais o ardor das queimaduras de sol, voltara a vestir as roupas. O coro, sensivelmente menos organizado como grupo, já tirara as túnicas.” (p. 85)
“Estamos numa ilha. Estivemos no cume da montanha e vimos só água em