PROJETO DE INTERVEN O MUSICA NA EDUCA O INFANTIL
Identificação da instituição:
Escola Municipal São Vicente.
Carga horária:
24 horas
Estagiário do 6º Semestre de Pedagogia: Rodrigo Mascarenhas
Temático – conteúdo
“Música na educação infantil”
INTRODUÇÃO
Ao realizar o estágio de educação infantil na Escola Municipal São Vicente, eu observei os quantos às crianças gostam, e se envolvem quando o assunto é música. Além disso, é notório que os professores se preocupam em incluir músicas nas atividades realizadas em sala de aula, porém se percebe que há certa dificuldade para realizar esse trabalho. Pensando em proporcionar um trabalho mais significativo com a música junto às crianças decidimos criar um projeto nesse sentido que possa ser bem trabalhado na educação infantil.
JUSTIFICATIVA
A educação Musical é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de habilidades verbais, físicas, sociais, mentais e emocionais. A Liberdade de criar e adaptar são uma das características próprias da educação musical, através da qual as atividades tornam-se atraentes para as crianças que buscam a cada instante, novas descobertas que lhes satisfaçam a curiosidade. O corpo da criança é o ponto de partida para a educação musical, a voz da criança também é um precioso instrumento. A música deve fazer parte do cotidiano escolar como um dos elementos formadores do individuo. Portanto, o professor precisa saber observar quais são as necessidades de seus alunos e conhecer o desenvolvimento cognitivo de cada idade e suas potencialidades para que possa escolher atividades que venham de encontro com seus objetivos e realiza um trabalho disciplinar.
A música na educação, não deve ser usada como experiência estética, mas como um instrumento facilitador do processo de aprendizagem, como ferramenta para tornar a escola um ambiente mais alegre e receptivo, possibilitando a ampliação do conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. A