Projeto de geografia
1) Situação Geradora: A importância de inserir os assuntos de relevância ás questões ambientais, de modo a evidenciar que a temática está intrínseca a todos os assuntos abordados, durante o ano a fim de inserir a educação ambiental no cotidiano do aluno. Ao analisarmos os livros didáticos do ensino fundamental e caracterizarmos os conceitos chave da Geografia, de certa forma já se fala dos elementos que compõem o meio ambiente. Assim é comum encontrarmos assuntos inerentes à temática ambiental, destacando-se: os componentes do meio ambiente (água, ar, solo e flora). Bem como, problemas ambientais no campo (degradação dos solos, produtividade, fertilizantes químicos e agrotóxicos e impactos ambientais resultantes da irrigação), os principais problemas urbanos, recursos naturais e atividades econômicas.
Meneguzzo¹ e Meneguzzo² (2012): A Educação Ambiental está cada vez mais em pauta, tanto na mídia, quanto nas instituições de ensino, existindo instrumentos legais que garantem a obrigatoriedade de sua abordagem. Contudo, apesar dos esforços feitos pelos atores sociais para sua efetivação, na prática ainda encontram-se dificuldades para sua implementação, sobretudo nas escolas.
2) Justificativa: A Lei Federal n° 9.795, de 27 de abril de 1999 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), estabelece no Art. 2o que “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”. Desta maneira é descartada na presente lei a implantação de uma disciplina específica de Educação Ambiental, mas uma prática educativa integrada, contínua e permanente que contemple todos os níveis e modalidades do ensino formal.
Meneguzzo¹ e Meneguzzo² (2012):
Não é aqui intenção dizer que a Geografia é mais importante que as outras disciplinas escolares, mas sim deixar explícito que a