Ingles
E. E. E. F. M. Angelina dos Anjos
Aluna: Ingridy Oliveira Da Costa
Número de Chamada: 13
Série: 2º ano do ensino Médio
Turma: C
Professor: Marcelo Coelho
Assunto:
Propriedade Coligativas
Costa Marques – RO, 19 de novembro de 2012. Introdução Propriedades Coligativas são aquelas propriedades das substâncias puras que são modificadas quando se adiciona um soluto não volátil a elas, o presente trabalho vem a abordar três das quatro propriedades: Tonoscopia que é o estudo da diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente causada pela adição de um soluto não volátil, Crioscopia que é o estudo da diminuição do ponto de congelamento de um líquido, e a Osmose que é a passagem do solvente de uma solução já diluída para outra com maior concentração. Além dessas propriedades serão abordados Difusão que é o movimento livre de partículas contidas em uma solução e a equação de Clapeyron que relaciona as Leis de Boyle, Charles Gay-Lussac.
Desenvolvimento Osmose
Osmose é a passagem do solvente de uma região pouco concentrada em soluto para uma mais concentrada em soluto, sem gasto de energia.
Podemos observar este processo quando temperamos uma salada de tomate com sal, por exemplo. Logo após um tempo há o acumulo de uma solução aquosa no recipiente, que é a água que as células perderam para o meio, que estava hipertônico em relação à célula.
Para entender a osmose é necessário saber os seguintes conceitos:
Solução hipertônica: Solução que está mais concentrada em soluto que o meio;
Solução hipotônica: Solução que está menos concentrada em soluto que o meio;
Solução Isotônica: Quando a concentração de soluto na célula e no meio são iguais.
Pressão osmótica
Quando temos um sistema hipotético à 20ºC, com dois compartimentos separados por uma membrana semipermeável, e em um