Engrenagens e vibraçoes
Segue neste trabalho conceitos e fundamentos teóricos sobre os temas: Introdução a vibração e engrenagem – catraca. Veremos suas aplicações e formas de funcionamentos como movimento, especificações de suas partes e relações com elementos auxiliares.
Quando um corpo exibe um movimento oscilatório em torno de uma posição de referência diz-se que está a vibrar. O movimento oscilatório assim produzido determina a passagem periódica de pontos do corpo oscilante pela sua posição de equilíbrio. São classificados quanto a sua intensidade, estrutura, condições de causa, movimentos, entre outros. Sedo de grande importância o estudo no funcionamento de maquinas e seus elementos. Sobre engrenagens pode-se destacar que são mecanismos muito simples que nos auxiliam cotidianamente em nossas tarefas e mais usualmente em maquinas. Abordando tudo o que precisa de distribuição de forças, velocidades, torque tendo como base de funcionamento, as engrenagens. Existem diversos tipos de engrenagens, cada um com sua característica própria, tanto para aplicação, como formato, mas todas possuem um padrões em comum como: boa aplicação, pouca perda de potencia, alta resistência dependendo do material, entre outros fatores.
Engrenagens(definição)
Engrenagens são rodas com dentes padronizados que servem para transmitir movimento e força entre dois eixos. Muitas vezes, as engrenagens são usadas para variar o número de rotações e o sentido da rotação de um eixo para o outro. A transmissão se dá através do contato entre dentes. Para produzir o movimento de rotação as rodas devem estar engrenadas. As rodas se engrenam quando os dentes de uma engrenagem se encaixam nos vãos dos dentes da outra engrenagem.
Observe as partes de uma engrenagem:
Os dentes são um dos elementos mais importantes das engrenagens:
As engrenagens são os acoplamentos mais usados em máquinas e mecanismos desde o início das transmissões de carga e velocidade por acoplamentos ,geralmente aplicadas