Vibra Es Em Mancais De Rolamento E Deslizamento
•
Defeitos em guias, esferas, ou roletes em mancais de rolamento causam vibrações de alta frequência.
•
Normalmente deterioração dos rolamentos acontece de forma lenta e progressiva, a partir de pequenos defeitos como corrosão, pistas, roletes ou esferas arranhados, contaminação do lubrificante, etc.
Folgas mecânicas
As folgas mecânicas causam vibrações no sistema, em geral, na frequência de rotação gerando inúmeros picos harmônicos, sendo mais evidente na direção radial e sentido vertical.
Roçamento
•
O roçamento é o contato eventual entre partes estacionárias e rotativas de uma máquina podendo gerar vibrações na frequência de rotação, no dobro dela, em seus sub-múltiplos e altas frequências.
•
Se o atrito for contínuo poderão aparecer vibrações numa faixa larga em altas frequências. Quando o roçamento for parcial, aparecem no espectro picos correspondentes às frequências naturais do sistema
Ressonância
A ressonância ocorre quando um corpo recebe pulsos energéticos com frequência igual a uma de suas frequências naturais de vibração.
Isso faz com que ele passe a ter amplitudes cada vez maiores, pois o sistema vai armazenando energia.
Vibração causada por correias
Na maioria dos casos as correias em V operam mais silenciosamente que correntes e engrenagens, o que evidencia níveis vibratórios menores.
Por outro lado, as correias em V podem ser fontes de vibrações indesejáveis, especialmente em máquinas ferramenta em que os níveis vibratórios devem ser mantidos muito baixos.
Os principais problemas vibratórios associados às correias em V são, geralmente, classificados como:
•
Reação da correia a outras forças geradas no equipamento;
•
Problemas reais na correia.
Vibração em engrenagens
Normalmente, as vibrações originadas por problemas em engrenagens são fáceis de ser identificadas por ocorrerem em uma frequência alta, igual à frequência de rotação da engrenagem multiplicada pelo seu número de