Rolamentos
Prefácio
As recentes necessidades em relação aos mecanismos dos mais diversos tipos de máquinas que utilizam os rolamentos, cada vez mais aumentam e diversificam-se. Conseqüentemente, para o rolamento, componente essencial de suma importância das máquinas, as exigências quanto a capacidade nas suas inúmeras ramificações como: aumento da confiabilidade , liberação da manutenção, redução da dimensão e massa, aumento do limite de rotação, resistência em meios especiais, entre outros, são continuamente acentuadas.
Nesta realidade e juntamente com as revisões das normas ISO e JIS é que, este catálogo geral foi elaborado. A primeira parte deste catálogo contém informações técnicas comuns a todos os rolamentos, com ênfase na seleção do rolamento; no preâmbulo de cada tipo de rolamento na tabela de dimensões, esclarecimentos suplementares são abordados em particular ao tipo. Nas tabelas de dimensões são relacionados os tipos idênticos de rolamentos na ordem crescente do diâmetro interno, juntamente com a capacidade de carga, limite de rotação, dimensões relativas à instalação, massa e outros, para cada número de rolamento e que serão de utilidade como referência nos projetos. As unidades empregadas neste catálogo estão baseadas no Sistema Internacional (SI), e também estão inscritas em paralelo as unidades do Sistema de Engenharia (Sistema Gravitacional).
As capacidades de carga básica dinâmica dos rolamentos deste catálogo foram calculadas pela equação especificada na norma JIS B 1518-1981, mas incluem o prolongamento da vida resultante dos aprimoramentos no material e na tecnologia de fabricação dos rolamentos normais da NSK.
As capacidades de carga básica estática em função da ISO 76-1987 estão com novos valores.
Esperamos que dentre os inúmeros tipos e classes de rolamentos, relacionados neste catálogo, seja possível a seleção do rolamento mais apropriado para a sua aplicação. Entretanto, cientes da impossibilidade de dirimir