Fundamentos da economia
Preço relativo é o preço do bem em relação aos demais e Preço absoluto (isolado). Oscilações de preço para baixo e para cima dos concorrentes.
2. O estabelecimento comercial pode ser conceituado de duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.
Econômica: a empresa ou estabelecimento comercial é a combinação realizada pelo empresário dos fatores de produção: capital trabalho terra e tecnologia, de tal modo organizada para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.
Jurídica: o estabelecimento é uma universalidade de direito, incluindo-se na atividade econômica, e o objeto é constituído pelo estabelecimento, que é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados no processo de produção. A empresa, neste contexto, é o complexo de relações jurídicas que unem sujeito ao objeto da atividade econômica.
3. No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?
É usada na economia para fazer uma análise de mercado da influência de um fator sobre outro, sem que as demais variáveis sofram alterações.
4. Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?
Como parte da ciência econômica preocupa-se em explicar como se determina o preço dos bens e serviço, bem como dos fatores de produção.
5. Como se divide o estudo microeconômico? Divide-se em Teoria do Consumidor e Teoria da Demanda de Mercado.
Análise da Oferta: (Oferta da firma individual e oferta do mercado). Dentro da análise da firma são abordadas a Teoria da Produção (analisa as relações entre as quantidades físicas do produto e os fatores de produção) e a Teoria dos custos de produção, que incorpora, além das quantidades físicas, os preços dos insumos.
Análise das estruturas de mercado: A partir da demanda e da oferta de mercado, são determinados o preço e a quantidade de equilíbrio de um dado bem ou serviço. O preço e a quantidade, entretanto, dependerão da