projeto de fundição
SÃO LEOPOLDO
MAIO DE 2013
OBJETIVO
O objetivo deste relatório é, dando continuidade ao relatório anterior, explicar e demonstrar o trabalho e os métodos utilizados na atividade prática realizada no laboratório de fundição da Unisinos para a execução da segunda peça fundida, com os novos conhecimentos adquiridos pelos alunos durante metade do semestre. Para tanto, serão detalhados novamente os meios utilizados para obter a peça, bem como os dados quantitativos relacionados com ela, no entanto com enfoque nas diferenças de processo empregadas em relação à peça inicial. Também será enfocado o projeto de canais e massalotes. Finalmente, será detalhada a análise metalográfica realizada.
1. PROJETO DE FUNDIÇÃO
Para esta peça, os alunos realizaram um projeto de fundição com os conhecimentos adquiridos em aula e a experiência da peça que foi executada anteriormente.
1.1 DIMENSIONAMENTO DO massalote
Para o dimensionamento do massalote, utilizou-se os dois requisitos: Térmico e volumétrico. O requisito térmico foi calculado segundo o método das seções de Wlodawer.
A peça foi medida e desenhada em um software CAD 3D, no caso o Autodesk Inventor. O desenho da peça encontra-se na Figura .
Figura - Desenho da peça com suas principais dimensões em milímetros.
Com o desenho 3D da peça, foi possível utilizar o método das seções de Wlodawer através da medição automática das áreas das superfícies e volumes das seções com uma boa precisão. A maneira como a peça foi secionada está mostrada na Figura , abaixo. Escolheu-se esta maneira porque ela separa a parte que tem maior superfície e menor volume (Seção 1) da parte que tem menor superfície e maior volume (Seção 2), possibilitando uma solidificação direcional como o cálculo demonstrará.
Figura - Seccionamento da peça utilizado.
Conforme Chvorinov, o módulo de uma seção pode ser calculado como:
Onde é o volume da seção e é a área da superfície que está em contato