linhas magnetico
LISTA DE FIGURAS
1 INTRODUÇÃO
Os campos magnéticos fazem parte de nosso dia-a-dia e estão por toda parte: aparelhos médicos de ressonância magnética, motores elétricos, transformadores. O presente relatório contém dados do experimento 2 realizado no laboratório de física com três materiais distintos: uma placa de acrílico, um imã com polos magnéticos norte e sul e limalhas de ferro, a fim de documentar o posicionamento das limalhas ao entrarem em contato com os polos dentro de um campo magnético.
1.1 CAMPO MAGNÉTICO
Campos magnéticos cercam materiais em correntes elétricas e são detectados pela força que exercem sobre outros materiais magnéticos e cargas elétricas em movimento. O campo magnético em qualquer lugar possui tanto uma direção quanto uma magnitude (ou força), por tanto é um campo vetorial.
Para a física dos materiais magnéticos, mais especificamente ferromagnetismo, paramagnetismo e diamagnetismo.
Um campo magnético variável gera um campo elétrico e um campo elétrico variável resulta em um campo magnético.
1.2 LINHAS MAGNÉTICAS
Linhas magnéticas, também conhecidas como, linha de força ou linha de fluxo, geralmente no contexto do eletromagnetismo, é a linha curva, imaginária, cuja tangente dá a direção do campo elétrico num dado ponto.
Observando as linhas formadas por limalhas de ferro em uma folha de papel colocada sobre um imã, Michael Faraday propôs o conceito de linhas de força. Essas linhas permitem estudar por onde passa o campo elétrico, e sua intensidade, conforme a concentração de limalha de ferro em determinada região. Elas são assim definidas como linhas imaginárias que mostram a atuação do campo elétrico em um determinado ponto no espaço.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Reproduzir um campo magnético com uma placa de acrílico, um imã com polos norte e sul e limalhas de ferro a fim de perceber o posicionamento das limalhas quando em