Lixo Eletronico
Assunto :
Politica nacional dos resíduos sólidos e uma das formas de sustentabilidade
A lei Nº 12.305 ,DE 2 DE AGOSTO DE 2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos visa a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental, por meios da não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
Incentivando as indústrias de reciclagem, tendo em vista fomentar o uso de matérias-primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados.(Presidência da República, Casa Civil)
Para que a lei Nº 12.305 entre em pratica é necessário entender que a reciclagem é o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos com vista à sua reutilização. Por este processo, materiais que seriam destinados ao lixo permanente podem ser reaproveitados o que muitas vezes trás grandes vantagem na diminuição dos custos de produção de algumas empresas.
O problema aqui em questão é o lixo digital que quando descartado inadequadamente, torna-se prejudicial ao meio ambiente: o lixo eletrônico são: computadores, telefones celulares, televisores e outros tantos aparelhos e componentes que, por falta de destino apropriado, são incinerados, depositados em aterros sanitários ou até mesmo em lixões por ocuparem muito espaço, peças e componentes de microcomputadores feitos de metais pesados que apresentam toxicidade para a saúde humana. O chumbo dos tubos de imagem, o cádmio das placas e circuitos impressos e semicondutores, o mercúrio das baterias, o cromo dos anticorrosivos do aço e o plástico dos gabinetes são ameaças concretas que requerem soluções em curto prazo.( : revista Tema. Serpro, no 160. Março, 2002.Ano XXVI)
A vida moderna está cada vez mais veloz, e as novidades que antes demoravam anos para chegar ao Brasil, atualmente podem ser conhecidas em tempo real. Os lançamentos são mundiais e cada vez mais há novos produtos sendo oferecidos no mercado e com um