O enfrentamento da questão social na contemporaniedade
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 conclusão 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A questão social sempre foi e ao que tudo indica, sempre será um tema de alta relevância para a sociedade, pois a mesma está ligada diretamente com as desigualdades de uma sociedade capitalista, onde uns têm demais e outros vivem na pobreza sem ter nem o que comer.
A busca pela igualdade social está em andamento de uma forma lenta, e a esperança de que um dia exista uma sociedade mais justa e igualitária continua no coração daqueles que não tem outra opção a não ser sonhar.
2 DESENVOLVIMENTO
Ao longo dos anos a questão social tem sido um tema muito abrangente na sociedade. No século XIX aconteceram grandes transformações econômicas, politicas e sociais ocorridas durante o período de industrialização na Europa onde ocorreu a chamada “tomada de consciência” liderada pela classe trabalhadora onde o desenvolvimento crescia como a pobreza, nessa época a classe trabalhadora era submetida a um estado de pobreza. A questão social no Brasil é um processo bastante lento, isso é devido ao sistema colonial que foi implantado baseado no trabalho escravo, na monocultura agrícola e no latifúndio de exportação, que ate hoje continuam subordinados as grandes potencias da economia, esse fato marcou o Brasil profundamente tanto na vida econômica como social, politica e cultural. As lutas pelas condições de vida e de trabalho começaram no século XIX, o estado passou a reconhecer aos poucos que a questão social é uma realidade e que pode haver mudanças, mas as manifestações ainda são resolvidas por intervenções politicas. Apenas na década de 30 que o estado percebe que a questão social pode ser tratada como um problema politico, porem vários aspectos da questão social ainda são tratados como repressão policial, nesse período foi