lixo eletronico
Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
Exemplos de lixo eletrônico: Monitores de Computadores, Telefones Celulares e baterias, Computadores, Televisores, Câmeras Fotográficas, Impressoras.
Quais os principais destinos que devem ser dados a esses topos de lixo?
Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem.
Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular. Elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente.
Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam.
Quais as dificuldades em dar destinação correta a esse tipo de lixo?
Não existem nas cidades quase nenhum trabalho de recolhimento deste lixo. Em Juiz de Fora, há postos de recolhimento em determinados supermercados e em empresas privadas. Outro problema lembrado, quando o assunto é lixo eletrônico, é a falta de informação e divulgação de campanhas sobre o tema. Grande parte das pessoas sequer tem conhecimento das especificidades do lixo eletrônico e dos perigos do despejo de pilhas, baterias e celulares em lixo comum, tornando a situação ainda mais complicada e mais carente de ações efetivas do poder público.
Quais os desafios frente à conscientização das pessoas a respeito da importância do reaproveitamento, reutilização e reciclar?
No mundo de hoje muitas pessoas não se importam com o destino correto do lixo eletrônico, e estas precisam se conscientizar que podem estar