3O Fatos e Curiosidades sobre a Argentina
O nome Argentina vem do latim argentum, que significa prata.
Em área territorial, a Argentina é o oitavo maior país do mundo, o quarto das Américas e o segundo da América do Sul.
A Argentina foi descoberta em 1502 pela frota do espanhol Américo Vespúcio, o mesmo que batizou o continente americano.
A Argentina possui a segunda maior população judia das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.
O herói da independência argentina é José de San Martín. Detalhe: San Martín também participou da independência do Peru e do Chile.
O sol na bandeira argentina representa o Sol de Maio (Sol de Mayo) e faz referência à Revolução de Maio de 1810, quando teve início o processo de emancipação da Espanha.
Antes de se tornar independente da Espanha, a Argentina integrava o Vice-Reino da Prata, vice-reinado que também era formado por Bolívia, Uruguai e Paraguai.
O clima na Argentina varia muito, indo do sub-tropical no Norte ao sub-polar, no Sul. É possível encontrar florestas tropicais na região de Entre Ríos e geleiras na Terra do Fogo.
A população da Argentina é de 39,7 milhões de habitantes, menor do que a do estado de São Paulo, com 40 milhões de pessoas.
Mais da metade da população do país se concentra na região de Buenos Aires.
As cidades argentinas mais populosas são, pela ordem: Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Mendoza, Tucumán, La Plata, Mar del Plata, Salta, Santa Fé e San Juan.
A Argentina foi o terceiro país do continente que mais recebeu imigrantes europeus, atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. O povo argentino é formado por indígenas e por povos de origem européia como espanhóis e italianos (a maioria).
A maior parte das quedas d’água das Cataratas do Iguaçu estão no lado argentino, não no brasileiro. Já as maiores, ficam no lado brasileiro.
O nome da província argentina da Patagônia vem de “patagones”, que significa
“pés grandes”. Dizem que a confusão foi criada pelo