Apostila de leitura e produção de textos
------------------------------------- Teoria ----------------------------------------
1. TIPOS DE TEXTO
Existem, basicamente, três tipos de texto, que perpassam os diferentes gêneros literários, são eles a descrição, a narração e a dissertação, esta última abrangendo também a argumentação. É importante lembrar que, embora um texto seja majoritariamente descritivo, narrativo ou dissertativo, ele pode contar com os outros tipos de texto em seu desenvolvimento.
⋄ Descrição
Descrever é contar com pormenores aquilo que se observa. A descrição é estática, isto é, não tem em sua constituição movimento ou ação. Seu enfoque está na pessoa, no objeto, no ambiente a ser retratado. Por isso, nesse tipo de texto, o substantivo e o adjetivo ocupam lugar privilegiado.
Havia mais camaratas, corredores longos e estreitos, gabinetes que deviam ter sido de médicos, sentinas encardidas, uma cozinha que ainda não perdera o cheiro de má comida, um grande refeitório com mesas de tampos forrados de zinco, três celas acolchoadas até a altura de dois metros e forradas de cortiça daí para cima. Por trás do edifício havia uma cerca abandonada, com árvores mal cuidadas, os troncos davam a ideia de terem sido esfolados. Por toda a parte se via lixo.
(José Saramago, Ensaio sobre a cegueira)
⋄ Narração
A narração, ao contrário da descrição, é um texto dinâmico. Nele, tem lugar os fatos, episódios, acontecimentos, fazendo com que os verbos sejam predominantes nesse tipo de texto.
O carro mal havia parado quando Lolita literalmente se jogou em meus braços. Não ousando, não ousando abandonar-me a meus impulsos [...], não ousando de fato beijá-la, toquei com o máximo de reverência os lábios que se abriam, em minúsculos sorvos, sem qualquer lascívia; mas ela, num repelão impaciente, apertou com tamanha força sua boca contra a minha que senti a pressão de seus grandes dentes da frente e compartilhei do gosto de hortelã de sua