Ferramentas de auditoria de sistema
Segundo Castro [8], em todo o trabalho da auditoria interna as ferramentas utilizadas no cumprimento de seus objetivos, são baseadas nos instrumentos desenvolvidos e aplicados na auditoria externa. As ferramentas de auditoria, portanto, são instrumentos que o auditor possui para atingir suas metas, definidas no planejamento de auditoria, independente do tipo de auditoria praticada.
As ferramentas de auditoria podem ser classificadas em generalistas, especializadas e de utilidade geral. Essas categorias são apresentadas a seguir.
Ferramentas generalistas
As ferramentas generalistas de auditoria, segundo Lyra [5] e Imoniana [4], são softwares que podem processar, simular, analisar amostras, gerar dados estatísticos, sumarizar, apontar duplicidade e outras funções que o auditor desejar.
As vantagens do uso desse tipo de ferramenta são:
- O software pode processar diversos arquivos ao mesmo tempo;
- Pode processar vários tipos de arquivos em vários formatos;
- Permite integração sistêmica com vários tipos de softwares e hardwares;
- Reduz a dependência do auditor em relação ao especialista de informática.
As desvantagens são:
- Como o processamento das aplicações envolve gravação de dados em separado para serem analisados em ambientes distintos, poucas aplicações poderiam ser feitas em ambiente online;
- Se o auditor precisar rodar cálculos complexos, o software não poderá dar esse apoio, pois tal sistema, para dar assistência generalista a todos os auditores, evita aprofundar as lógicas e matemáticas muito complexas.
A seguir são apresentadas as principais ferramentas generalistas.
Audit Command Language (ACL)
Segundo Lyra [5], Imoniana [4], Audit Command Language (ACL) é um software que auxilia auditores internos e externos na realização de testes em arquivos de dados. O sistema foi criado e é fornecido pela empresa canadense ACL Business Assurance.
É uma das ferramentas mais modernas para extração de