Projeto de Ensino
I - Apresentação:
A escola está localizada na via de aceso na cidade de Osvaldo Cruz, atende a população de classe média a baixa, alunos de bairros do centro e periferia.
Passou por reforma a fim de adequar o ambiente físico. Possui vários materiais que auxiliam na aprendizagem, inclusive máquina de braile.
Desenvolve projetos diferenciados como: “Colega” foi proposto para trabalhar as diferenças; “Ser diferente é normal” que envolve a cultura de vários povos; o reforço paralelo e contínuo e o PROERD.
A avaliação, não é pautada na classificação, mas na avaliação formativa capaz de analisar e observar cada aluno, seu desenvolvimento e aquisição de competências, em relação a si próprio.
II - Justificativa:
Quando pensamos em educação inclusiva, uma coisa muito importante que irá facilitar a mobilidade é a estrutura arquitetônica, assim partir de um ponto comum em que os alunos vivenciam, para desenvolver um trabalho interdisciplinar que seja concreto e vivenciado por todos.
Pautado pela visão de direito, reconhecendo, valorizando e convivendo com as diferentes formas de perceber o cotidiano, numa perspectiva de construção do conhecimento, na relação com o outro¹.
Conhecer e saber agir sobre o espaço que os alunos vivenciam muitos momentos de suas vidas, saber fazer a leitura para comparar diferentes situações é o que defende Sonia Castellar²p. 213, para o ensino de Geografia.
III- Público-Alvo:
O projeto foi elaborado para ser desenvolvido na EMEF Profª Rosa Ruth Ruggia Martins, na cidade de Osvaldo Cruz, na turma da 3ª série, com 30 estudantes, sendo 3 EPAEE, 1 com deficiências múltiplas Baixa Visão e deficiência mental e 2 com deficiência intelectual – Sindrome de Down.
IV- Tema:
“Construindo os espaços da escola – linguagens diversificadas para todos”. Explorar os espaços da escola, observando sua estrutura, as formas e tamanhos diferentes nos diferentes ambientes, conversar sobre os espaços antes da