Projeto de direçao
Instituto de Filosofia Arte e Cultura
Departamento de Artes Cênicas
“Cyrano de Bergerac”
Adaptação da obra De
Edmond Rostand
Projeto Apresentado pela Discente Letícia Gouvêa Issene, Matricula: 10.2.5019 ao Processo Seletivo de Habilitação em Direção Teatral. Á Banca Referente.
Ouro Preto - MG
2012
Resumo da obra
Escrita em 1897 e ambientada em 1640 nos primeiros quatro atos e no quinto em 1655, Cyrano de Bergerac um apaixonado poeta, um exímio espadachim. Um bravo soldado. Um grande filósofo de uma inteligência suprema, que sofre por amar sua prima, Roxane, Devido ao nariz avantajado, julga-se feio e não merecedor de seu amor.
Ao receber uma mensagem de Roxanne, que queria encontrá-lo supôs que a prima fosse declarar-se enamorada, enche-se de ânimo, mas durante o encontro, recebe uma notícia triste, ela se apaixonara por um jovem e belo cadete do regimento, Christian de Neuvillete que não consegue se expressar poeticamente Cyrano decide ajudá-lo, escrevendo cartas e poemas a Roxane, que se encanta com as belíssimas palavras.
Christian, sob a sacada de Roxane, diz palavras que são sopradas por Cyrano, a poucos metros de distância. O próprio Cyrano derrama-se em palavras de amor, confessando o que julgava ser inconfessável. Mas Roxane acha que é Christian e este recebe o beijo da gloria. Cyrano vai embora, arrasado, e logo mais ajudará Christian e Roxane a casarem-se às escondidas.Como forma de vingança por Christian ter se casado com Roxane, De Guiche que é apaixonado por ela, o envia a uma batalha para morrer. Cyrano vai com Christian, para protegê-lo, escrevendo duas cartas por dia a Roxane, em nome de Christian. Este descobre que Cyrano amava Roxane e o estimula a declarar-se a ela, para que pudesse escolher entre os dois, mas logo é ferido de morte e Cyrano não se declara em respeito ao amor que Christian sentia.
Roxane guarda luto permanente por Christian e refugia-se num convento. Depois de catorze