projeto de caprinocultura
TERESINA 2014
INTRODUÇÃO
O Piauí se destaca por fornecer os principais produtos de origem caprino-ovino no Nordeste. Dentro desse cenário se destaca a cidade de Teresina, com o segundo maior rebanho, sendo o primeiro Campo Maior. A carne de caprinos e ovinos por ser da cultura regional, está integrada aos festejos anuais e é de preferência de muitos que buscam a tradição da comida regional, sendo de grande importância para o desenvolvimento do comércio de muitos municípios do Piauí e da própria identidade cultural para o turismo.
OBJETIVO GERAL
Analisar o mercado de caprinos e ovinos em Teresina, buscando avaliar preços, origem e destino dos animais comercializados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analise da evolução do rebanho no município;
Estudo da origem dos animais
Preço pago por quilograma de animais vivos para os criadores
Média de preços por quilograma de carne cobrado pelos frigoríficos,
JUSTIFICATIVAS
A não padronização gera oscilações de preços, e a falta de procura por parte dos consumidores pela baixa qualidade dos produtos derivados. Essa pesquisa foi realizada com o intuito de analisar o mercado da ovinocaprinocultura, afim de ajudar possíveis futuros criadores que desejam investir nesse ramo de mercado da agropecuária. A pesquisa teve como base a feira de animais da cidade de Teresina-PI.
METODOLOGIA
A pesquisa foi realizada através de dados documentais e teve como referencial os estudos da caprinocultura em instituições de pesquisa como ADAPI, e pesquisa de campo através da aplicação de questionários aos vendedores na feira de animais da CEAPI. Esses dados foram usados a fim de obter informações qualitativa e quantitativa do rebanho de ovinos e caprinos no município de Teresina.
REFERÊNCIAL TEÓRICO
A caprino-ovinocultura representa uma atividade econômica explorada em todos os continentes, estando presente em áreas que