projeto de caprinocultura leiteira
ARAGUAÍNA-TO
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA
ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA
DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
DISCIPLINA: OVINOCAPRINOCULTURA
PROFESSORA: DEBORAH ALVES
PROJETO DE CAPRINOCULTURA LEITERA
Acadêmicos:
ARAGUAÍNA-TO
2014
Introdução Projeto de caprinocultura de leite tem como finalidade apresentar um sistema de produção intensivo no Sul de Minas Gerais, na cidade de Alfenas e tem como a meta de produção média de 4,0 litros de leite/dia, durante um período de 10 meses lactação com cabras da raça saanen.
Localização
A propriedade esta localizada na cidade de Alfenas que fica na região sul do estado de Minas Gerais, de acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em2010, sua população é de 73.722 habitantes, fica a 342 km da capital do estado Belo Horizonte e a 320 km da capital São Paulo. Segundo a classificação de Köppen o clima da região é tropical de altitude ou subtropical húmido (Cwa) com inverno seco ou pouco chuvoso e Verão quente e húmido, com temperaturas médias anuais entre 21° e 23°C e precipitação pluviométrica média anual de 1590 mm. O relevo da região e caracterizado por uma sucessão de morros, sendo predominante a composição topográfica ondulada e com altitude média de 888 m, o solo predominante é o tipo Latossolo Vermelho Escuro com textura argilosa.
Instalações
As instalações da propriedade serão compostas pelos seguintes itens: sede, casa de funcionários, aprisco, centro de manejo, bodil, quarentenário, armazém alimentos, fábrica de ração, farmácia e escritório.
Capril:
O capril será construído no sentido leste o oeste para que os animais não sejam expostos ao sol durante maior parte do dia. Como se trata de um sistema de produção intensivo, o aprisco conterá baias para as categorias de cabra em lactação, cabras secas, cabritos