caprinocultura
É a parte da ciência ou bem dizer, a zootecnia que trata do estudo e da criação de caprinos. A cabra foi o primeiro animal domesticado pelo Homem para produzir alimentos (leite e carne), há cerca de 9.500 anos, servindo também para produzir couro, pelos e estercos. Desde então, a caprinocultura espalhou-se pelo Mundo, pois esses animais são dóceis e de fácil manejo, pouco exigentes qualitativa em termos alimentares, além de serem extremamente adaptáveis a, qualquer clima, altitude, latitude ou longitude terrestres. A cabra doméstica é a Capra hircus. O leite de cabra é o terceiro mais consumido no mundo, depois do de vaca e do de búfala.
As principais raças caprinas leiteiras do mundo são as Alpinas: Saanen Parda Alpina Alpina Americana Oberhasli Toggenbourg Anglo-Nubiana
Desafio da competitividade
O agronegócio é visto como cadeia produtiva que envolve desde a fabricação de insumos, a produção nas fazendas, ate o seu consumo.Essa cadeia vem do processamento , transporte, comercialização, industrialização, ate o consumo final. A competitividade no agronegócio apoia-se nos aspectos da cadeia produtiva. Assim, o desafio nos negócios da caprinocultura leiteira esta na avaliação real da demanda de seu produto.
Situação da caprinocultura no mundo
O rebanho caprino mundial tem cerca de 880 milhões de cabeças, com forte concentração nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. A China tem o maior efetivo, com mais de 155 milhões de cabeças, seguida pela Índia com 128 milhões e Bangladesh com 60 milhões. O Brasil é o 11º criador mundial, com um efetivo caprino de pouco mais de 12 milhões de cabeças, o que representa apenas 1,3% do total mundial.
Concentração de Caprinos no Mundo
A espécie caprina é responsável por aproximadamente 2% do suprimento anual de leite do mundo. Nos últimos 15anos, o numero de caprinos aumentou quase 50% em todo mundo, enquanto os bovinos não