caprinocultura
Noções de Manejo:
Gestação: é o período que vai desde quando a cabra emprenha até o momento que a cria nasce, este período tem duração média de 152 dias, durante a prenhez as cabras precisam receber atenção especial, sendo bem alimentadas, evitando mudanças bruscas de alimentação, evitando traumatismos nos animais.
Cria: deve ter 1/15 do peso da matriz ao nascer, logo após o parto deve-se fornecer o colostro à cria, pois ele passa imunidade contra varias doenças da matriz para a cria; o cabrito deve receber a 1° mamada de colostro até 6 horas após o nascimento, o colostro pode ser fornecido até 36 horas após o parto, deve-se dar no mínimo 1,2 litros de colostro ao dia à cria. Quando o cordão umbilical está se arrastando no chão ele deve ser cortado logo após o nascimento com tesoura desinfetada, à uma distância de 2 cm da barriga, após o corte o cordão deve ser mergulhado em solução de tintura de iodo a 10% ou repelente spray.
Identificação: tem por finalidade facilitar o controle dos dados do animal, como data de nascimento, quem são seus pais, pesagens, etc. Os principais tipos de identificação utilizados são brincos plásticos, placas, coleiras, tatuagens.
Desmame: Deve ocorrer de 60 a 90 dias após o nascimento, quando o animal está 2,5 vezes o seu peso ao nascer. No processo de desmame o animal deve ir a pasto 15 dias pós-parto, para que comece o estimulo da atividade ruminal. Também deve começar o oferecimento de concentrado (peletizado), a 1° vermifugação deve ser feita aos 30 dias, aos 60 dias o animal deve estar se alimentando com cerca de 125 g de concentrado. [Saanen (fêmea – 60 a 70 kg, macho -90kg.)
Puberdade: a puberdade fisiológica ocorre quando o animal está com peso de 40-50% do animal adulto com 3 a 4 meses de vida (20-25kg), a puberdade zootécnica ocorre quando o animal esta com 60-70% do peso do animal adulto com idade em 6 e 8 meses.
Estação de Manta: é o período do ano em que o produtor coloca os reprodutores para cruzarem