PROJETO DE CAPACITA O DAS UBS
Tinha o objetivo de capacitar as UBS com relação a sua operacionalidade. Este projeto era baseado em encontros realizados nas UBS, tendo contato com o cotidiano de maneira direta.
O motivo pelo qual se idealizou o projeto era o deslocamento dos usuários até os CAPS, que muitas vezes é inviável, devido a localização com relação ás UBS’s. Desta forma, estaria sendo criado mais um componente na rede de atenção.
O objetivo principal era dar aos trabalhadores das UBS, conhecimento sobre o CAPS e fazer destes conhecimentos, instrumentos de articulações de rede que viriam a agilizar o atendimento, minimizando danos aos usuários. Vale ressaltar que o Projeto foi apresentado ao Departamento de Saúde Mental que deu todo respaldo para a efetividade das ações do projeto. A resposta foi positiva, pois foi possível mostrar, tanto para a comunidade, como para as UBS, que é possível superar adversidades, criando opções práticas de atendimento mais efetivo também possibilitando a participação do usuário e sua autonomia.
Foi possível através deste projeto, a organização de uma rede articulada de atenção que não se restringe apenas às UBS’s, estendendo-se à ONG’s, comunidades, programas sociais, serviços entre outros espaços.
O Assistente social deverá buscar estratégias, além da instituição, tendo pleno conhecimento da realidade do usuário e as possibilidades de acesso a serviços diversos. Deverá estar nestes ambientes, trabalhando na promoção de saúde, sem perder o foco no objeto do Serviço social, a Questão Social.
A atuação do Assistente Social nos serviços de saúde mental está em buscar incessantemente a integralidade dos atendimentos, conforme regem as diretrizes do SUS.