AMAREL O
ANCILOSTOMOSE
(AMARELÃO)
NOME:
TURMA:
TURNO:
PROFESSOR (A):
MATERIA:
DATA DE ENTREGA:
O QUE É
Ancilostomíase, Ancilostomose, Amarelona ou Necatoríase é uma doença parasitária causada pelos vermes Ancylostoma duodenale ou Necatur americanus.
O "Ancylostoma duodenale" é encontrado na zona do Mediterrâneo, Índia, China e Japão; já o Necator americanus é típico das zonas tropicais de África, da Ásia e do continente americano.
TRANSMISSÃO
A transmissão do amarelão ocorre quando um indivíduo anda descalço ou toma banho de sol. Um verme, o ancilostomídeo, penetra na pele, geralmente na zona dos pés, nádegas e costas, avançando aleatoriamente, produzindo uma erupção de formatos irregulares.
A doença é transmitida do solo quente e úmido à pele exposta, onde os ovos do parasita são depositados, transportados nas fezes de cães e gatos. As larvas chegam ao pulmão e migram para a faringe, onde são deglutidas e atingem o duodeno, transformando-se em adultos e reiniciando o ciclo de contaminação.
O amarelão, ou ancilostomíase, é uma doença característica de países subdesenvolvidos, onde as condições de saneamento são precárias.
CAUSA
O Ancylostoma duodenale e o Necator americanus (Matador) são espécies aparentadas de vermes parasitas nematelmintos, com corpos filiformes e fêmeos até um centímetro maiores que machos, geralmente de 0,8 cm a 1,3 cm. As suas extremidades anteriores têm a forma de um gancho, especialmente nos Necator, e possuem boca armada com placas ou espinhos duros e bastante resistentes.
O Ancylostoma braziliense e Ancylostoma tubaeforme infectam felinos, o Ancylostoma caninum infecta canídeos e humanos e o Stenocephala Uncinaria infecta tanto cães quanto gatos.
CICLO DE VIDA
Os ovos têm 60 micrómetros e são eliminados nas fezes humanas. Na terra quente e úmida, os ovos eclodem, depois de terem incubado um ou dois dias, liberando larvas (em estágio L1), que sofrerão mudas (ou ecdises), até