produção textual
Fisioterapia na Saúde Pública
Diante dos novos desafios da sociedade brasileira, com profundas mudanças na organização social, no quadro epidemiológico e na organização dos sistemas de saúde, surge a necessidade do redimensionamento do objeto de intervenção da Fisioterapia, que deveria aproximar-se do campo da promoção da saúde e da nova lógica de organização dos modelos assistenciais, sem abandonar suas competências concernentes à reabilitação. Esse redimensionamento do objeto de intervenção e da praxis profissional conduz às mudanças mais profundas, de natureza epistemológica, na concepção e atuação do profissional fisioterapeuta. Frente a esses desafios e necessidades, surge a proposição do modelo da Fisioterapia Coletiva como base para reorientação do foco de atenção e da prática profissional do fisioterapeuta. A Fisioterapia Coletiva engloba e amplia a Fisioterapia Reabilitadora, possibilitando o desenvolvimento da prática fisioterapêutica tanto no controle de dados quanto no controle de riscos.
Qual o objetivo da saúde coletiva relacionada ao fisioterapeuta?
A saúde coletiva tem vários objetivos e propostas de trabalho e o fisioterapeuta pode se inserir em muitas delas, não necessariamente fazendo "coisas" de fisioterapeuta, mas sempre atuando como profissional da saúde. O importante é abrir a cabeça para as várias oportunidades dentro da área. O objetivo maior da saúde coletiva é levar a saúde para a vida das pessoas.
Quais os locais de trabalho de um fisioterapeuta especializado em saúde coletiva?
Como a Saúde Coletiva engloba muita coisa, o fisioterapeuta pode trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Consórcios de saúde, em Policlínicas e clínicas especializadas, em gerência dos serviços de saúde, na